Suíça vence Bielorrússia nas penalidades e está nas quartas-de-final

A Suíça é a primeira seleção classificada na repescagem do torneio olímpico de Vancouver 2010! A equipe venceu a Bielorrússia por 3-2, em partida decidida nas penalidades, e agora enfrenta os EUA, amanhã, pelas quartas-de-final do torneio.

CLIQUE AQUI PARA VER OS GOLS

Logo aos 00:59 do primeiro período, quando todos ainda estavam se preparando para o jogo, os bielorrussos abriram o marcador com Alexei Kaliuzhny, que marcou seu terceiro gol no torneio numa jogada de muita raça. Mas, apesar do susto inicial, os suíços souberam voltar ao jogo e, em poucos minutos, já tinham o domínio das ações da partida. Aos 12:25, enfim, a Suíça conseguiu igualar o marcador no power play. Julien Sprunger aproveitou a sobra e, sem deixar o disco tocar o gelo, colocou pra dentro das redes de Andrei Mezin. Já mais tranquilos com a igualdade no marcador, os jogadores de vermelho e branco partiram pra cima e, por pouco, não deixaram o gelo com um ou dois gols de vantagem no placar.

Os times voltaram para o segundo período e lá estava a Suíça novamente dominando a partida. Os bielorrussos continuaram um pouco acuados e, aos 7:07, viram Hnat Domenichelli marcar o gol da virada do time suíço. O atacante aproveitou bem o passe recebido de Mark Streit e chutou duas vezes contra o gol de Mezin para fazer 2-1 Suiça, novamente em power play. Àquela altura, apesar do placar não definir nada, pelo que apresentavam no gelo dava para afirmar que os suíços já estavam desenhando a vitória. Só que o hóquei também é uma caixinha de suspresas... aos 15:42, num power play para a Bielorrússia, Konstantin Zakharov estava ligado e, num dos poucos ataques de sua equipe, aproveitou bem a deixa para empurrar o disco para dentro do gol de Jonas Hiller. Jogo empatado em 2-2 e muita comemoração dos bielorrussos, que por muito pouco não viram novamente o placar num chute de Sergei Kostitsyn.

Terceiro período começa e, ao contrário dos dois primeiros, este começou com a Bielorrússia bem focada, marcando bem e também atacando com perigo. Até o último minuto, ambas as seleções jogaram de igual pra igual e ninguém poderia afirmar quem ficaria com a vaga. Os dois goleiros trabalharam bem, com destaque para Andrei Mezin, que terminou o tempo regulamentar com 35 defesas. Como ninguém fez gol, a partida tomou o rumo da prorrogação.

Começa a primeira prorrogação do mata-mata de Vancouver 2010! Se em 10 minutos, jogando 4 contra 4, ninguém fizer o gol, a vaga será decidida nos pênaltis! Jogo tenso. Apesar de alguns bons ataques, nada acontecia de muito emocionante dentro do gelo. Mas, aos 3:30, o jogo de fato esquentou quando o suíço Roman Wick, um dos destaques de sua equipe no torneio, deu uma verdadeira rasteira em um jogador adversário. Power play para a Bielorrússia, que trabalhava o disco com muito paciência para tentar marcar o seu gol e que, por muito pouco, não sofreu um shorthanded goal, após um belo contra-ataque suíço. Mezin e Hiller continuaram supremos defendendo tudo que vinha pela frente, e o jogo teve que ser decidido nas penalidades.

Nos pênaltis, Thomas Deruns marcou o primeiro da Suíça. Logo a seguir, Oleg Antonenko fez uma corrida tosca em direção ao gol e tremeu na frente do Hiller. Suíça na frente do marcador. Na segunda rodada, Lemm Romano e Dmitri Meleshko marcaram os seus. Veio a terceira rodada de cobranças e Ivo Ruthemann não conseguiu passar por Mezin. O empate viria se Sergei Kostitsyn marcasse o seu gol, o que não aconteceu. Hiller fechou muito bem a sua trave e não deu espaços para o bielorrusso fazer o dele. Vitória da Suíça nas penalidades por 2-1 e vaga garantida nas quartas-de-final. Aos bielorrussos, ficou o consolo de terem feito uma bela partida e um campeonato dentro de suas possibilidades.

Suíça 3, Bielorrússia 2, SO
23 de fevereiro, 2010
17:00h (Brasília)

Primeiro Período
1. BLR, A. Kalyuzhny (V. Kostiuchenok) 0:59
2. SUI, J. Sprunger (R. Wick, M. Pluss) 12:25

Segundo Período
3. SUI, H. Domenichell (M. Streit, S. Blindenbacher) 7:07 PPG
4. BLR, N. Stasenko (A.Ugarov, K. Zakharov) 15:42 PPG

Penalidades
1. SUI, T. Deruns (goal); 1. BLR, O. Antonenko (save)
2. SUI, R. Lemm (goal); 2. BLR, D. Meleshko (goal)
3. SUI, I. Ruthemann (save); 3. BLR, S. Kostitsyn (save)

Goleiros
SUI: Hiller (W, 2-22); BLR: Mezin (L, 2-43).

Foto: Getty Images

3 comentários:

Juan Valencia disse...

Postamos no mesmo horário ahahhahahahhah, ainda bem que sobre jogos diferentes :D

Grande vitória dos suiços, e embora tenham tomado uma lavada no ultimo jogo contra o EUA, creio que podem dar trabalho proEUA.

Unknown disse...

Hahahha. O meu na verdade já estava pronto no fim do jogo, mas fiquei esperando o link dos gols no Terra TV e também achar uma foto bacana.

Foi mó jogaço. Fiquei triste pela Bielorrussia noa poder contar com o Andrei Kostitsyn, que esta machucado. Acho que com ele eles teriam mais opções no ataque.

Suíça é um time muito chatinho. Se EUA não estiverem bem, podem até perder, ainda mais que os caras tem o Hiller catando tudo no gol... Mas também, pra quem tem Ryan Miller no gol, isso pode não fazer muita diferença... :P

Juan Valencia disse...

Duelo dos goleiraços!!! Só acho que pra Suíça vai faltar defesa.. coisa que o EUA tem.

Postar um comentário

Contador de visitas