Sempre em que alguém pensa sobre alguma liga de hockey, já pensa na NHL, mas como todo mundo sabe os melhores jogadores da NHL e do mundo são os russos (claro que junto aos canadenses).
Bem, para a Rússia ter um hockey tão forte, bastou muitos anos de organização, e tiveram que passar por muitas dificuldades políticas e econômicas.

Tudo começa com a antiga Soviet Championship League, em 1946, na época que a Russia era a União Sovietica, a segunda potencia econômica do mundo, e junto com ela, a Soviet Championship League era a segunda potencia em questão de liga de hockey no gelo do mundo, perdendo claro apenas para a grande National Hockey League. A Liga Soviética de hockey no gelo durou por 46 anos, tendo times de outros paises pertencentes a URSS e também durante os 46 anos o meu glorioso CSKA Moscow dominando geral a liga, tendo ganho 32 campeonatos (mais do que o Habs do Veiga e do Vasconça) tendo uma das linhas mais famosas da historia do hockey europeu nos anos 80, com Vladimir Krutov, Igor Larinov e Sergei Makarov na frente e na defesa Viacheslav Fetisov e Alexei Kasatonov, linha que durou até os últimos anos da União Soviética, e mais ou menos em 1989 os jogadores começaram a partir para a NHL para ganhar mais dinheiro.

Em 1992 junto com a União Soviética, acabou a Soviet Championship League, que virou temporariamente a CIS Championship, que virou a International hockey league por quatro anos ( 92 a 96) tendo o time do Dinamo Moskva indo as finas nos quatro anos e ganhando por duas vezes o campeonato. Em 1996 foi fundada a Liga Russa de hockey, tendo apenas times da Rússia competindo pelo campeonato, apenas em 1999 que foi ter time de outro pais competindo, e com isso o nome da liga foi mudado novamente, sendo agora a Rússia Superliga que durou até o ano de 07-08, quando foi dissolvida e foi trocada para KHL (Kontinental Hockey League), que reúne times de mais 3 paises além da Russia (Bielorussia, Kazaquistão, Letónia) tendo em sua primeira temporada (08-09) Ak Bars Kazan sendo campeão.

Em seu segundo ano a KHL teve grande sucesso, contando com mais alguns jogadores vindo da NHL para a KHL pois não tiveram seus espaços na NHL, maior exemplo é o Filatov, que veio para o CSKA Moscow após não conseguir espaço no Columbus. Zherdev, é outro que veio a KHL, jogando pelo Atlant pois queria dinheiro. Durante a temporada regular o SKA St Pettersburg e o Salavat dominaram o torneio, contudo cairam nos playoffs e o Ak Bars Kazan venceu o bicampeonato.
O objetivo central da KHL é fazer uma liga que seje maior que a NHL, e para isso fazer uma liga que pegue toda Europa. Muitos times de outras ligas como a Extraliga O2 (Republica Checa), alguns times da Elitserien (liga da Suecia), alguns times da DEL (Alemanha) e mais alguns outros da Bielorussia estão interessados em participar da KHL, mas por alguns motivos de contrato e motivos econômicos ainda não foi resolvido nada, mas muitas surpesas podem acontecer nos próximos 5 anos, e muitos dizem que dentro desses 5 anos a KHL pode ser maior até que a NHL.
Seria interessante termos times de outros paises competindo na KHL, mas não acho que seria legal que os principais times de ligas como a Elitserien, fossem para a KHL, pois a Elitserien é uma das ligas mais tradicionais do hockey Europeu, e se alguns times se disseminassem, isso poderia prejudicar muito a liga e levá-la até a fechar.
Bem, ainda muito disco vai rola, e os próximos anos muita coisa pode mudar no hockey europeu, espero que tenham gostado de minha matéria de estréia.
5 comentários:
O CSKA era o time do exército/governo/assassinos comunistas. Quem ousasse ganhar deles seria fuzilado no gelo mesmo, e com requintes de crueldade!!!
Já na época da Glasnost e da Perestroika, quando o exército/governo/assassinos comunistas já não estavam mais botando medo em ninguém, veio um certo rapaz de nome bonito (Igor) salvar o CSKA e dar mais uns títulos...
"exército/governo/assassinos comunistas"
Gostei da relação entre substantivos e adjetivos! Refletiu exatamente essa merda de regime.
Sobre a extensão da KHL, eu tb nao vejo com bons olhos nao. É a mesma coisa da CBF promover um campeonato brasileiro fodão e milionário e então time da Argentina e Uruguai começarem a disputar... o torneio pode atá ficar masi interessante, mas as outras competiçoes nacionais e ja tradicionais vao perder peso.
Se eh pra aumentar o torneio, q seja pela inclusao de equipes de paises com uma liga meia boca...
Confrontos europeus?? deixa pra CHL!
Ah, sim
Ja ia me esquecendo
"Puta texto, meu!"
VLW Igor!
E também acho que tinha que deixa tudo pra CHL, os campeões e vice das principais faze um campeonato e dai sai o campeão europeu, e acho que melhor ainda, o campeão europeu devia disputar contra o campeão da NHL, e pronto definia o time mais fodão do mundo!
O CSKA era o time do exército/governo/assassinos comunistas. Quem ousasse ganhar deles seria fuzilado no gelo mesmo, e com requintes de crueldade!!!
Tem cara que que força a barra nas afirmações.
Postar um comentário