Olho na Europa: Sangue fresco

Por Risto Pakarinen, THN.com

A segunda forma mais rápida para conseguir que uma equipe dê certo — pegar o patins logo de manhã cedo talvez seja a melhor — é trazer alguns novos jogadores. Graças à desaceleração global à volatilidade habitual dos ânimos dos gestores do hóquei, há ainda um lote de jogadores disponíveis — e em rotação.

Pois foi o que fez o atual campeão finlandês JYP, que finalmente encontrou um substituto para Jarkko Immonen, artilheiro do time no ano passado, ao assinar com Steve Kariya por um contrato de um ano.

E a direção do JYP deve estar bastante confiante de que ninguém seja demitido ao assinar com Kariya, que passa por sua quarta equipe finlandesa após outras passagens de sucesso por três clubes do país.

Em sua primeira temporada, com o Ilves Tampere, Kariya marcou 24 gols e 59 pontos, em 55 jogos, ficando com o título de maior pontuador da liga. Na temporada seguinte, com o Espoo Blues, ele anotou 49 pontos, e então debandou para a sueca Elitserien, assinando um raro contrato de dois anos com o Frolunda Indians. Voltando à Finlândia na última temporada, ele marcou 54 pontos em 58 jogos com o Hameenlinna HPK.

"Eu não sei porque mudei de time tantas vezes," disse Kariya. "Para ser honesto, estou orgulhoso do meu trabalho. Dinheiro é uma parte do esporte, mas todo mundo que me conhece sabe que eu também poderia estar sempre assinando outros contratos em outros lugares."

Ele só levou 11 minutos para marcar seu primeiro gol nesta temporada da SM-liiga — em um jogo contra o SaiPa — e ainda somou uma assistência no segundo período da mesma partida. Mesmo com Kariya, porém, o JYP perdeu o jogo, pois o SaiPa conseguiu recuperar de um deficit de 3-2 para, em seguida, marcar o gol da vitória no último segundo.

Bonk de volta à Rep. Tcheca
Escolha de primeira rodada do draft, Radek Bonk deixou a NHL após o fim da última temporada para jogar pelo Yaroslavl na KHL. Só que as coisas não saíram do jeito que Bonk tinha imaginado e ele decidiu voltar à sua terra natal, a República Tcheca, depois de apenas sete jogos na Rússia.

No final, Bonk optou por assinar com o HC Ocelári Trinec, atualmente em quinto na classificação geral da liga tcheca.

"No retrospecto, eu lamento (a ida para a KHL) um pouco, pois é claro que eu prefiro jogar na NHL," disse Bonk à imprensa tcheca. "Agora eu estou no Trinec e quero ajudar a equipe . Essa é a única coisa em que eu estou focado agora. "

Domínio do HV71
Eles ganharam o campeonato sueco em 2008, perderam a final em 2009 e, no início desta temporada, parecem prontos para trazer o troféu de volta para Jonkoping. E ainda estão fazendo tudo isso com muito estilo.

Em uma revanche da final do ano passado, o HV71, em primeiro lugar na classificação, humilhou o Farjestad, segundo, pelo placar de 8-0 na última semana da liga.

Uma das chaves para o sucesso da HV71 é a sua primeira linha, que tem no centro o ex-Anaheim Ducks e NY Islanders Johan Davidsson. O garoto nascido em Jonkoping está dividindo a liderança em pontuação do campeonato, com 13 pontos em sete jogos.

Na verdade, o HV71 tem quatro jogadores de seus cinco da linha 1 entre os cinco primeiros jogadores líderes em pontuação do campeonato. Jukka Voutilainen tem 11 pontos (seis gols) em sete jogos, empatado com os defensores David Petrasek e Puistola Pasi.

O time marcou 35 gols em sete jogos, doze a mais que os segundos maiores pontuadores, Luleå e Djurgarden. Outro nativo de Jonkoping, o goleiro Stefan Liv, cuida do outro lado do rinque. Ele já encarou 192 chutes, o maior número na Elitserien, mas mesmo assim sua média de 2,43 gols sofridos é a quarta mais baixa da liga.

Como se diz zero em russo?
A KHL elegeu suas estrelas da semana, e enquanto eles não escolhem uma única estrela, teria sido fácil escolher o goleiro do Traktor Chelyabinsk, Danila Alistratov, que foi derrotado apenas uma vez em dois jogos, levando seu time a duas vitórias.

Ao longo do caminho, ele quebrou o recorde de shutout de seu clube, mantendo o disco longe da rede por 147m20s.

As outras estrelas da semana foram o defensor do Metallurg Magnitogorsk Vitaly Atyushov, o atacante do Dynamo Riga Alexander Nizhivy e atacante sueco Linus Omark, do Dynamo Moscow.

Problemas no Frolunda
Os índios de Frolunda, de Gotemburgo, eram considerados favoritos para ganhar o título sueco nesta temporada — e, provavelmente, ainda são, mesmo com a equipe atualmente se encontrando no meio de uma sequencia de quatro derrotas.

Ulf Dahlén, ex-NHL e atual treinador do time, tem um ótimo elenco para trabalhar, começando com o goleiro Johan Holmqvist, os defensores Janne Niskala e Mikko Lehtonen, e os atacantes Riku Hahl, PJ Axelsson e Andreas Karlsson — todos também ex-NHL.

A pressão aumenta — ironicamente — sobre os ombros de Joel Lundqvist, que assinou um contrato de seis anos com o clube durante o verão e foi escolhido capitão. Ele ainda não conseguiu jogar uma única partida, devido a uma lesão no ombro.

A diretoria do Frolunda tem esperanças que Lundqvist seja o seu Steve Kariya. Mas melhor do que Kariya foi quando jogou pelo Frolunda...

Foto: Miro Pesonen/Jansons Media

Um comentário:

Juan Valencia disse...

Frolunda tah que nem Linkoing, meio perdido, mas quando se acha..ninguem segura.

Postar um comentário

Contador de visitas