Análise abalizada dos grupos do Mundial de 2010

Oi, amiguinhos,
estréia minha aqui no blog (e sempre seguindo a old school das regras gramaticais), com um post supimpa! De acordo com meus parcos conhecimentos de hockey, sendo eles 99% concentrados nos times e seleções da Europa, vou dizer como que vai ser o campeonato mundial de hockey no longínquo ano que vem.

Pra começo de conversa, devo alertá-los de que, como o campeonato acontece durante os playoffs da LNH, fica difícil fazer uma previsão estilo Mãe Dinah e acertar tudo, mas vamo que vamo!!!

Group A: Rússia, Belarus , Eslováquia, Cazaquistão
A atual bi-campeã Mãe Rússia (estou de pé!) não teve vida fácil no sorteio grupesco! Vai pegar de novo sua eterna rival Belarus, dos fofos-totosos-gateenhos-etc irmãos Andrei e Sergei Kostitsyn, da super dupla mega-ultra-hiper-maxi dinâmica e fodelassa de goleiros do mundo hockeystico da atualidade, Vitali Koval e Andrei Mezin - que, pasmem, jogam juntos também "a nível de" clube, no glorioso Dinamo Minsk -, além do esquentadinho Mikhail Grabovski e de todo o resto do elenco do Dinamo Minsk. Mas o que eu quis dizer com isso? É chumbo grosso, amigos!!! Nas quartas-de-final desse ano, os russos venceram por um 4-3 suadíssimo, com direito a gol cagado do Kovalchuk no finzinho do jogo.

Já a Eslováquia dos feiosos irmãos Hossa tem um timaço somente quando está completa. Mesmo assim, seu ponto fraco está no gol, já que Jan Vlasak não convence nem um cego com suas atuações no máximo medianas. Pelo menos não devem repetir o vexame de 2008, quando tiveram de disputar o Relegation Round...

Group B: Canadá, Suíça, Letônia, Itália
Ao contrário de seus pais russos, os canadenses (de novo) pegam um grupo mamão com açúcar. Podemos esperar mais goleadas estrondosas, mais hat tricks de Heatley, mais 250% de defesas dos goleiros, até chegar na final e tomar lapada do Kovalchuk!!!

Suiça e Latvia vão fazer um duelo "emocionante" pela segunda posição do grupo. Estou prevendo um resultado de 1-0 nos pênaltis, e olhe lá!!!

A diversão do grupo fica por conta da Itália, que distribuirá catiripapos a torto e a direito!

Group C: Suécia, República Tcheca, Noruega, França
Como toda competição de grupos que se preze sempre tem que ter um "grupo da morte", eu elejo o grupo C como tal. A Suécia e a Tcheca sofrem sempre do mesmo problema: seus grandes craques estão na LNH e não podem (ou não querem) ajudar seu selecionado. Contudo, por ter uma liga nacional bem mais forte, o país (nórdico) das loiras lindas, gostosas e peitudas sempre leva vantagem sobre o país (do leste) das loiras lindas, gostosas e peitudas. É tipo a freguesia que a Rússia impõe ao Canadá...

Outro ponto negativo para os tchecos é a falta de um goleiro confiável. Já um ponto positivo é que os jogadores tchecos sempre vão jogar o campeonato assim que são eliminados da LNH, ao contrário da maioria dos países.

Já Noruega e França vão dar o tom de dramaticidade ao grupo. Uma incógnita, o selecionado norueguês foi a sensação de 2008, chegando surpreendentemente às quartas-de-final, tendo perdido só por 2-1 para os canadenses (lembrando que esse resultado foi da fase de grupos). Essa campanha histórica se deveu ao esquema defensivo do técnico Ruivo Hering, bem como atuações inspiradas do goleirão Pal Grotnes (o Pal dele tem aquela bolinha em cima do "a"). Porém, em 2009, foi só vexame: o esquema não funcionou e o Pal amoleceu...

E a França vem numa ascendente vertiginosa, ao contrário dos companheiros de grupo: alavancados pelo sucesso estrondoso dos Brûleurs de Loups de Grenoble, base da seleção tricolore, os franceses saíam da incômoda briga para não cair em 2008 para uma segunda fase em 2009. E digo mais: Se não fosse sua inexperiência em cometer penalidades bobas em momentos críticos, teriam galgado posições ainda melhores! É só Cristobal Huet não dar as caras na Alemanha que Eddie Ferhi e Fabrice Lhenry seguram a peteca debaixo das traves!

Group D: Finlândia, EUA, Alemanha, Dinamarca
Outro grupo que promete grandes emoções. Finlândia e EUA sempre se pegam nos campeonatos, e sempre sai faísca dos jogos. É porrada pra todo lado - jogo pra macho nenhum botar defeito. Pegue sua Heineken na geladeira e divirta-se! Os finlandeses têm o mesmo problema que suecos, tchecos e eslovacos: dependem dos craques que jogam em território americano. Sem os irmãos Koivu, perderam pros EUA em 2009 nas quartas-de-final.

Já os americanos já têm uma tradição de montar times jovens e bastante competitivos em campeonatos mundiais. Sim, podemos esperar mais do mesmo.

Os anfitriões (anfitriães? Anfitriãos? Anfitriõeses? Bah! Os donos da casa, porra!!!) decepcionaram - e muito - em 2009. Não jogaram nada, ganharam apenas uma partida em 6 disputadas, contra a fraquíssima Hungria, e só não foram rebaixados porque o campeonato de 2010 será disputado em solo alemão. A dúvida que fica: eles são ruins daquele jeito ou estavam desmotivados?

Não é porque eu torço pela Dinamarca que vou ficar babando aqui por eles. Mas qualquer pessoa que entende um mínimo de hockey sabe que os Vikings têm uma das seleções mais habilidosas da atualidade. Ainda pecando pela inexperiência e fragilidade defensivas (em muito devido à falta de um goleiro fodaço - e agora sem Peter Hirsch a coisa tá pior!), o time é ágil, veloz, hábil e joga um hockey vistoso e agradável. Mesclando uma boa dose de experiência - Jesper Damgaard, Kim Staal, Morten Green, Andreas Andreasen - a uma fornalha de jovens craques que começam a brilhar na LNH - Mikkel Boedker, Frans Nielsen, Jannik Hansen, Peter Regin, Morten Madsen - e nas ligas européias - Lars Eller, Philip Larsen, Mads Boedker, Daniel Nielsen -, o time dinamarquês tem tudo para fazer uma boa campanha e dar outro baile nos alemães!

4 comentários:

Juan Valencia disse...

Muito fera a materia! Eu torço pra suecia, mas acho que pelo visto vai ser dificil ir tão longe poisa maioria dos jogadores vão estar em playoffs na NHL, tirando o Gustavsson do Maple Leafs que vai ter ferias adiantadas :P ( não não sou um fã do Canadiens, mas odeio o Maple Leafs, por coisas do passado)

Igor Veiga disse...

Puta que pariu, seu viciado, que texto fudido do caralho!
Da-lhe, Finlandia, sempre!!!!!!!

Saku Koivu disse...

hehehehe
brigadu, meus fãs =D

Para alguma coisa tinha de servir eu baixar e assistir todos os jogos do IIHF WC, né? =PPP

Como tá todo mundo dizendo pra que torce, lá vou eu:
Danmark - Dinamarca
Belarus
Suomi - Finlândia

E simpatizo com todas as outras seleções, menos USA e Canadá (os americanos porque jogam chato pra cacete, e os canadenses porque são muito arrogantes).

Saku Koivu disse...

Ah, esqueci da França, que eu também torço =D

Postar um comentário

Contador de visitas